sábado, 14 de maio de 2011

O Grão-de-bico gera felicidade!


"O Grão-de-bico vale ouro!"


Este foi o título de um email que recebi faz muito tempo, não sei de quem. Vou reproduzi-lo na íntegra. No final, postei algumas receitinhas.

O grão-de bico é um alimento mais rico do que o feijão em muitos aspectos. Entre 20 e 30% de sua contituição é pura proteína.


Possui muitas fibras, zinco, potássio, ferro, cálcio e magnésio. Se for consumido todos os dias, faz ganhar massa muscular, aumenta o bom humor, reduz o nivel de colesterol ruim e regula o intestino.

Mas sua qualidade mais famosa é de gerar felicidade: possui mais triptofano de que o feijão, o mesmo aminoácido essencial que faz do chocolate essa bela fonte de bem-estar e redução do estresse.

"Em seres humanos metabolicamente normais, o aumento do consumo do grão-de-bico tem como consequência uma maior produção de serotonina", destacam Leonardo S. Boiteux e Maria de Noronha Fonseca, do Laboratório de Melhoramentos Genético & Análise Genômica do centro Nacional de Pesquisa de Hortaliças (CNPH) da Embrapa Hortaliças, em Brasília.

Por ter ômega 3 e 6, é indicado para prevenir doenças cardiovasculares. E quem tem diabetes ou está lutando contra a obesidade também pode se beneficiar da leguminosa.

"Tem carboidratos complexos, ou seja, possuem uma metabolização lenta no organismo. Por também ser rico em fibras, proporciona sensação de saciedade e a pessoa só vai sentir fome bem mais tarde", explica a nutricionista baiana Solange Carvalho.

Os pesquisadores da Embrapa Hortaliças destacam que as sementes do grão-de-bico também acumulam mais fitoestrogênios do que as do feijão - substâncias que têm ação preventiva na osteoporose e de problemas cardiovasculares. Os fitoestrogênios também são usados na reposição hormonal após a menopausa.


RECEITAS


Salada de gão-de-bico



3 xícaras de chá de grão-de-bico
Deixar de molho por 24 horas.



Cozinhe em panela de pressão: cubra com água e deixe por 5 minutos depor que a panela começar a ferver. Tire os grãos, coe e deixe esfriar.
Acrescente um fio de azeite, um pouco de vinagre branco, sal, pimenta, azeitonas pretas ou verdes cortadas sem caroço, cebola roxa picada, salsinha picada, pimentão (verde, vermelho e amarelo) picado, algumas folhas de hortelã picadas, 1 ramo de coentro, atum ou sardinha e tudo que a imaginação permitir.



Sopa cremosa de grão-de-bico

2 xícaras de grão-de-bico.


Deixar o grão-de-bico de molho no dia anterior. Na panela de pressão, coloque o grão-de-bico com meia cebola picada e 1 dente de alho. Após a pressão, deixar ferver por 30 minutos. Bater no liquidificador e ferver por mais 5 minutos. Temperar com sal e salsinha picada.



Humus fácil


[retirado do site em espanhol:
http://www.diariofemenino.com/]

400g de grão-de-bico
50 ml de azeite de oliva
1 limão
sal
1/2 colher (chá) de pimenta do reino
1/2 colher (chá) de cominho moido
1/2 colher (chá) de salsinha picada
1/2 colher (chá) de páprica doce


Deixar o grão-de-bico de molho por 24 horas. Após a pressão, cozinhar por 30 minutos. Reservar um pouco do caldo.

Misturar num recipiente os grãos, o suco do limão, o azeite, o cominho, a pimenta e o sal. Reservar oa páprica doce e a salsinha para decorar.

Triturar na batedeira até conseguir uma pasta homogênea. A textura vai depender do gosto, para isso devemos usar o caldo reservado.

Deixar na geladeira até a hora de servir. Decorar com um fio de azeite, salsinha e páprica doce.

Nenhum comentário:

Postar um comentário