segunda-feira, 7 de novembro de 2011

CLARA DO OVO: colágeno natural

A clara é uma fonte barata e pouco calórica de proteínas. Cada uma tem apenas 15 calorias. ''Por isso, deve ser consumida em abundância'', explica a nutricionista Neli Sabbag. Ela ainda possui 12 minerais diferentes, que deixam os músculos mais viçosos. Além disso, é rica em aminoácidos que formam o colágeno - a proteína que evita a flacidez da pele. Também é rica em albumina e tem efeito tensor, o que deixa a pele mais lisa e firme. A máscara com clara de ovo é indicada principalmente para peles oleosas.


O ovo é considerado a melhor fonte de proteínas. Trata-se de um alimento que contém quantidades importantes de elementos necessários para o nosso corpo como ferro, vitamina B, vitamina E, entre outras.


As claras de ovo são facilmente digeridas pelo nosso organismo. Isso quer dizer que a absorção dos nutrientes pelo nosso corpo é rápida. As proteínas contidas nas claras de ovo se desfazem em micromoléculas, neste caso, aminoácidos. Ao se tornarem micromoléculas, tornam-se suficientemente pequenas para serem absorvidas pela primeira porção do nosso intestino. Depois de absorvidas pelo nosso intestino, seguem para o nosso fígado antes de serem levadas para os fibroblastos onde vão dar origem a fibras colágenas que formam os elementos constituintes dos nossos músculos e da nossa pele.


A albumina é uma das proteínas que compõem a clara de ovo. Associada à prática de exercícios físicos, ela realmente ajuda a aumentar a massa muscular. Mas não quando consumida crua. Ingerir clara de ovo ao natural faz com que os outros nutrientes do alimento inibam a absorção de uma vitamina do complexo B, a biotina, uma das substâncias responsáveis por fornecer energia ao organismo. Para tirar proveito de todas as proteínas e vitaminas presentes na clara de ovo, o melhor é comê-la cozida.


Para quem pratica esportes, é aconselhável comer em média 4 claras de ovo por dia. O ideal é ingerir 2 gramas de proteínas provenientes da clara do ovo por cada quilo do nosso peso.


A clara dos ovos é ótima para fazer os poros voltarem ao tamanho normal. Ela contém lisozima, uma enzima que destrói as paredes das células das bactérias. Bom, o primeiro passo é colocar a clara de 1 ou de 2 ovos, em uma xícara. Para passar na pele, use uma espuma para absorver, se não tiver uma espuma, pode passar com as mãos, mas sempre cuidando para não exagerar na camada, tem que ser uma camada fina. Aplique uma camada fina de clara no rosto e deixe secar.

Outra dica de máscara caseira super fácil de fazer que ajuda a fechar os poros e além disso, ajuda à longo prazo, combater a Acne, é a seguinte:
Você vai precisar de 1 clara de ovo e 1/3 de um pepino. Amasse o pepino até ele virar uma espécie de pasta e depois misture a clara do ovo. Coloque em um pote tampado e leve à geladeira por 30 minutos, é importante a máscara estar bem gelada. Passe com algodão no rosto, depois que secar no rosto espere 10 minutos e enxague com água fria. Dá pra conservar no pote fechado na geladeira por no máximo 3 dias

Um comentário:

  1. Más como gelado se a temperatura fria tapa os póros? Só o fato de colocarmos água fria na pele, ela fica bonita. Então, não parece uma dica falça?
    E com os póros fechados, não dificulta a absorção dos nutrientes?
    Desculpe mas essa dica parece duvidosa.

    ResponderExcluir