quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Amando o Planeta II




COMPOSTAGEM

Um dia o meu sobrinho chegou do colégio pedindo que separássemos cascas de frutas, de batata, inhame, restos de legumes, borra de café... pois ele iria fazer um trabalho de 'compostagem'. Foi assim que tudo começou.

O que é?
A compostagem é um processo biológico em que os microrganismos transformam a matéria orgânica, como estrume, folhas, papel e restos de comida, num material semelhante ao solo, a que se chama composto, e que pode ser utilizado como adubo.

Qual a vantagem?
Dá-se uma finalidade adequada para mais de 50% do lixo doméstico, ao mesmo tempo em que melhora a estrutura e aduba o solo, gera redução de herbicidas e pesticidas devido a presença de fungicidas naturais e microorganismos, e aumenta a retenção de água pelo solo.

Fonte: http://www.ib.usp.br/coletaseletiva/saudecoletiva/compostagem.htm

Eu faço assim:

Separo algumas cascas, borra de café com filtro, casca de ovo, folhas de chá etc e coloco em um vaso de plástico médio, cubro com terra, deixo o máximo de tempo no sol e espero a decomposição. Quando observo que a decomposição ocorreu, uso este composto nas minhas plantas.
Para quem mora em casa, apartamento com varanda ou em cobertura, é mais fácil preparar a compostagem.

Há vários sites que dão dicas incríveis, estes são alguns:

http://www.lixo.com.br/index.php?Itemid=254&id=147&option=com_content&task=view
http://olixoeseu.blogspot.com/2011/05/compostagem.html
http://www.infojardin.com/foro/showthread.php?t=33262

Ou procure na internet por 'compostagem caseira' ou 'compostagem doméstica'.

[Fotos retiradas da internet]


segunda-feira, 1 de agosto de 2011

AZEITE DE OLIVA

Benefícios do azeite de oliva
É um alimento fundamental para a saúde, ele beneficia a vesícula biliar e o fígado, estimula a secreção da bílis e a tonicidade dos tecidos, atuando igualmente como tônico nervoso. O consumo de azeite é benéfico para as crianças, pois ajuda no seu crescimento e previne a osteoporose.

Rico em vitaminas A, D, K e E.

Como estimula a contração muscular, o azeite é prescrito em caso de prisão de ventre. A sua ação suave é ideal para a prisão intestinal das crianças, podendo os laxantes mais fortes causar danos.

A gordura monoinsaturada que predomina no azeite varre o colesterol ruim das artérias e ajuda a prevenir doenças cardíacas e câncer.

No processo de fabricação do azeite existe uma concentração de antioxidantes, que permitem a proteção do organismo contra as agressões exteriores, prevenindo o aparecimento de doenças cardiovasculares ou do câncer.

AZEITE antibarrigaA última notícia sobre o óleo extraído da oliva merece comemoração: ele evita o acúmulo da gordura visceral, passaporte para doenças cardiovasculares e diabete. E, como se fosse pouco, combate a osteoporose e inflamações, caso da gastrite. Mas a descoberta é séria: o sumo das azeitonas evita mesmo a barriga indesejada pois diminui os depósitos de banha no abdômen e quem assina embaixo são cientistas de diversas universidades européias.
“A gordura visceral, justamente aquela da cintura, produz substâncias que dificultam a ação da insulina, o hormônio produzido pelo pâncreas que ajuda a glicose a entrar nas células. Ou seja, barriga grande pode levar ao diabete do tipo 2” , explica o endocrinologista Márcio Mancini, presidente eleito da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica, Abeso.

VANTAGENS DO EXTRAVIRGEM

O efeito antibarriga, em tese, pode ser obtido com qualquer tipo de azeite de oliva. Afinal, em matéria de teor de gordura monoinsaturada — à qual se atribui essa ação — eles praticamente empatam. Já quando se fala em evitar as placas nas artérias, a bioquímica Luciane Faine, que analisou o azeite na Universidade Estadual Paulista de Botucatu, no interior de São Paulo, reforça as vantagens do tipo extravirgem. É que, no caso do efeito anticolesterol, é importante a presença de moléculas antioxidantes. “Na produção do extravirgem a pressão física da oliva, que é feita sem adição de produtos químicos, preserva esses compostos”, diz ela.

Segundo Luciane, os polifenóis do óleo extravirgem se acumulam no plasma sangüíneo. “Com isso, os radicais livres que oxidariam o colesterol a ponto de ele estacionar nas paredes dos vasos ficam praticamente fora de ação”, conclui. E saiba: todas as células do corpo saem ganhando.
E, para aqueles que pensam que o óleo de oliva está proibido de ir para a panela, os pesquisadores avisam que sim, ele pode, já que sua composição é bastante estável. Só não vale fritar ou abusar de temperaturas altas — quanto maior o calor, maiores as perdas dos compostos benéficos.


O AZEITE DE OLIVA VIRGEM
[Fonte: aceitedeoliva.com http://www.biomanantial.com/aceite-oliva-a-116-es.html]

Sem dúvida, é o mais natural de todos os azeites. Trata-se de um produto protetor e regulador do equilibrio da nossa saúde. As pesquisas científicas conformam que o azeite de virgem:

*Reduz o nivel de colesterol
*Diminui o risco de infarto
*Reduz as probabilidades de trombes arteriais.
*Diminui a acidez gástrica.
*Oferece uma ação eficaz de proteção contra úlceras e gastrites.
*Estimula a secreção da bilis.
*Regula a atividade intestinal.
*Beneficia nosso crescimento ósseo e permite uma excelente mineralização do osso.
*Ajuda a prevenir os efeitos deterioradores da idade sobre as funções cerebrais e, sobretudo, o envelhecimento dos tecidos e dos órgão em geral.

SEUS COMPONENTES
Mais da metade da composição do azeite é pura gordura monoinsaturada. Ele contém pitadas de ômega-3 e está cheio de substâncias antioxidantes, com destaque para os polifenóis, que, além de conferir aquele aroma característico, beneficiam nossas artérias. Vale ressaltar ainda a boa concentração de vitamina E, nutriente que afasta o risco de tumores.

O azeite é apelidado pelos mediterrâneos de “ouro líquido”.

NO ESTÔMAGO
Pesquisadores da Universidade de Valme, na Espanha, observaram que o óleo de oliva contém substâncias com efeito bactericida, capazes de combater a Helicobacter pylori, microorganismo por trás da gastrite. O achado foi publicado recentemente no Journal of Agricultural and Food Chemistry, um importante periódico científico americano.

INIBE A DOR
Cientistas do Instituto Monell, nos Estados Unidos, encontraram no azeite uma molécula que inibe a atividade de enzimas envolvidas em inflamações. É o oleocanthal, um composto de ação idêntica à de analgésicos e que, portanto, é infalível contra as dores. Então, é provável que o consumo regular ofereça alívio para os que sofrem de dores crônicas.

PARA OS OSSOS
Ele também ajudaria a afastar a osteoporose. Pesquisadores da Universidade de Jaén, na Espanha, notaram que o consumo de azeite está associado à menor incidência de fraturas. Embora o efeito tenha sido demonstrado em um grupo de 334 voluntários, falta elucidar o porquê.

CONTRA TUMORES
Um trabalho publicado há pouco na revista da Sociedade Européia de Oncologia mostra que a gordura monoinsaturada do óleo de oliva diminui o risco do câncer de cólon. Pesquisas anteriores já apontaram a ação preventiva em outros tumores, como o de mama.

DICAS DE CONSUMO
Normalmente o azeite deve ser consumido em 12 meses.
É muito mais comum encontrar os azeites extra-virgens engarrafados sendo aconselhável que se procure azeites engarrafados em embalagens mais escuras, já que a incidência de luz cataliza a oxidação do produto. Já aos óleos de oliva é muito mais comum que sejam comercializados em lata. Para estes, o ponto de solda da lata pode em algumas vezes oxidar o produto. Ao estocá-lo, leve em conta que a luz, o calor e o ar são altamente prejudiciais ao produto, que deve ser armazenado em locais frescos, com pouca ou nenhuma incidência de luz. Pode-se evitar a ação da luz ao se embrulhar o azeite com pano ou guardanapo. Apesar de comumente usados os bicos dosadores também podem facilitar a oxidação e devem ser evitados. É aconselhável que se consuma o azeite o mais rápido possível após sua abertura portanto, é melhor que seja armazenado em embalagens menores, que sejam consumidas tão logo sejam abertas.

http://www.estimulacao.com.br/noticia65.htm
CONSUMO DIARIO: 2 colheres de sopa para obter seus benefícios.

. O azeite contém oleocanthal, composto que combate inflamações e alivia vários tipos de dor.

. Tomar 1 col. (sopa) de azeite virgem, puro e de boa qualidade, em jejum, auxilia na prevenção de doenças cardiovasculares e no controle do colesterol.

. Ele também ajuda a evitar o câncer. Isso porque os componentes do azeite neutralizam um dos genes responsáveis pela doença.

. Em caso de diabetes, inclua-o na dieta diária. Ele melhora a resistência à insulina e, por isso, equilibra a taxa glicose no sangue.

. O consumo de 100 ml de azeite por semana (+/- 8 colheres de sopa) pode reduzir bastante os riscos de degeneração macular, uma doença grave que atinge os olhos e prejudica a visão.

. Por ser rico em agentes antioxidantes, que combatem os radicais livres, ele previne o envelhecimento da pele.
(Editora Abril)
BENEFÍCIOS

NO APARELHO DIGESTIVO
- Diminui a secreção da acidez gástrica.
- Diminui a atividade secretora do pâncreas sem afetar a digestibilidade dos alimentos.
- Melhora o esvaziamento da vesícula biliar, o que evita a formação de cálculos biliares.
- Melhora a absorção intestinal de diversos nutrientes, especialmente sais minerais como o ferro, reparando enfermidades como a anemia.

NO SISTEMA CARDIOVASCULAR
- Provoca uma diminuição do colesterol total no sangre.
- Diminui o colesterol LDL (o ruim).
- Não modifica os níveis de colesterol HDL (o bom).
- Estimula a produção de vasodilatadores (melhora a fluidez do sangue).
- Diminui a capacidade de oxidação do colesterol LDL, o que evita o infarto por ateroma.
- Diminui a pressão arterial.

NOS PROCESSOS OXIDATIVOS
- O azeite de oliva impede a oxidação celular, contribuindo para prevenir muitas doenças, inclusive a velhice prematura.
- Melhora o perfil lipídico dos diabéticos.
- Diminui a glicemia, o que permite diminuir as doses diarias de insulina.
http://www.sabor-artesano.com/aceite-oliva.asp?g=aplicaciones-aceite